A motivação e o profissionalismo não deve ser por enriquecimento, status ou poder | |
Quando estava no seminário no Paraná ouvia os professores combaterem os pastores profissionais. Na verdade, na ótica dos meus professores, eles combatiam aquele tipo de pastor que focava o ministério somente como meio de ganhar a vida.
Ocorre que muitas vezes compreendemos mal a palavra profissionalismo. Longe de afirmar que o ministério é uma profissão, é bem claro para todos nós que o ministério é, acima de tudo, vocação. Por Cristo somos vocacionados, chamados e capacitados para realizar a sua obra. Agora, então, quero contestar meus professores e esmiuçar mais a palavra profissionalismo. Ouso dizer que, como nunca, nossas igrejas e ministérios precisam de pastores profissionais. E o que quero dizer com profissionalismo ministerial é exatamente o contrário do que meus professores entendiam. Se somos chamados, vocacionados e capacitados para realizar a obra de Cristo, devemos focar no melhor teor da palavra profissional. Para ajudar a defini-la, vamos pensar no que esperamos de um profissional no serviço secular: Excelência? Foco? Prestação de contas? Ética? Então, muito mais devemos realizar na obra de Deus.
Quando realizo minhas palestras em empresas e organizações, sempre questiono as ações dos profissionais que ali estão. Questiono qual a razão e motivação para realizarem o seu papel. Questiono os seus sentimentos de satisfação na realização das tarefas e também o foco e o rumo de seus projetos e vida profissional.
Também quero questionar os senhores irmãos de ministério na execução do nosso serviço dentro desse mesmo foco profissional. Como estamos realizando a obra de Deus? Como está nossa dedicação nessas tarefas? Como está nosso tempo de comunhão? Como está nosso tempo de estudo da Palavra? Bem são tantas as perguntas que prefiro deixar que o amado irmão as faça a si mesmo.
E para ajudá-lo nesta reflexão, quero sugerir três aspectos importantes para executarmos a obra de Deus de forma profissional:
MOTIVAÇÃO CORRETA – Fazer todas as coisas com um fim louvável. A motivação na realização da obra de Deus não deve ser por enriquecimento, status ou poder. Deus já havia dito para Samuel que Ele não olha como nós olhamos, e que olha para os corações e não para as coisas externas. Talvez tenhamos que questionar não o que estamos fazendo, mas o porquê estamos fazendo.
DISCIPLINA – Gostamos de pregar sobre a importância de uma vida disciplinada, mas como está nossa autodisciplina? Temos um programa de tarefas importantes para realizar no dia-a-dia? Cumprimos rigorosamente nossa agenda? Sabemos priorizar o que é realmente mais importante? Devemos sempre lembrar que pessoas valem sempre mais que coisas. Muitas vezes deixamos de lado as pessoas e focamos nas coisas. Disciplina é fazer o que precisa ser feito e, não fazer o que queremos fazer. E fazer com alegria.
AMOR – Essa palavra pode ser encaixada em muitas coisas em nosso ministério como profissionais, mas, quero usá-la para contrapor todas as coisas que tenho visto no ministério sem amor. Para mim, a melhor definição de amor é “Amar é fazer o melhor ao próximo”. Essa declaração é contrária a todo sentimento de posse. Muitas vezes vivemos achando que a igreja é nossa e assim nós “damos as cartas”. Agimos com sentimento de egoísmo, achando que o melhor deve ser sempre para o EU. (talvez essa última frase não tenha ficado boa no que se refere a língua portuguesa, mas, o EU deve morrer). Amor para com Deus é deixar de fazer as coisas para Ele e fazer com Ele. É orar e estudar a Bíblia, não por que precisamos pregar, e sim por que O amamos. É visitar os irmãos, não por obrigação ministerial, e sim por amor às almas. É ter um bom testemunho, não para que as pessoas não tenham que falar mal de nós ou da obra de Deus, mas viver a vida irrepreensível por amor ao Pai.
Espero, sim, que sejamos mais profissionais em nossos ministérios. Assim como as empresas estão procurando profissionais comprometidos com a visão da organização e que não somente busquem benefícios financeiros, assim deve ser com a obra de Deus.
Fonte : www.creio.com.br - Data: 23/2/2012 09:01:54
By Comunic@ção Vidas Restauradas
| |
Olá meus queridos, fico feliz de ver que meu artigo foi útil a vocês e espero que os seus leitores sejam enriquecidos.
ResponderExcluirPr Silvio Fernandes - www.silviofernandes.com