20/09/2011

Processo de Comunicação com fundamento bíblico - Por Douglas Faro


A liderança cristã é constituída de vários aspectos, que a formam e a identificam como tal. Um dos aspectos mais importantes da liderança cristã é o da COMUNICAÇÃO. Como lideres em qualquer área de atuação ministerial, estamos sempre comunicando ensinos, estratégias, e informações que tem uma grande influência em nossos liderados, e também na nossa própria condição de lideres.

Não tenho condições e tão pouco intenção de trazer aqui um conteúdo conceitual sobre a comunicação e seus pragmatismos, mais tenho por objetivo trazer algo que vivenciamos na práxis da comunicação no âmbito ministerial e de liderança cristã.

Luciano Sathler, em seu artigo “ Efatá: igreja e comunicação cristã”, postado em 10/08/2007 no site www.institutojetro.com , diz :

“ E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos. (Marcos 7:37). A cura do surdo que mal falava foi ministrada por Jesus com a palavra Efatá, que significa, abre-te (Marcos 7:34). Para os pastores e líderes interessados pela comunicação cristã essa expressão resume a atitude que as igrejas devem ter para realmente exercitarem uma ação comunicativa embasada no Reino de Deus [...] No entanto, cumprir o efatá é ir além. Fazer surdos ouvirem é preparar pessoas a discernirem o que há de bom para ser ouvido, aptas a serem críticas com as mensagens que recebem e atentarem à voz do Espírito Santo, quando ELE chama a atenção aos necessitados, aos carentes e aos injustiçados.”

Na comunicação não pode haver ruídos
Exatamente isso, é o que os líderes expressam, quando ministram a Palavra de Deus, quando ensinam na Escola Bíblica, quando discipulam nas casas ou apresentam suas estratégias de crescimento para a igreja, mais que informação, a comunicação dos líderes com a igreja ou o seu grupo “abrem” uma nova visão da vida cristã, “abrem” novas possibilidades, “abrem” novos caminhos, enfim, influenciam de maneira exponencial as vidas que recebem a nossa comunicação.

A comunicação da liderança cristã não está restrita a um tipo formato, o líder cristão comunica tudo, o tempo todo e de todas as maneiras. Uma máxima da comunicação é a “que é impossível não comunicar-se”.Com as suas pregações, estudos, artigos, gestos e postura diante da vida. O fato é que muitas vezes podem haver alguns ruídos na comunicação, e isso pode ser de grande relevância para a liderança.

Muitas igrejas, grupos ou ministérios sofrem por conta de uma comunicação ineficaz, sem clareza, e sem objetivos. Em muitos casos chegando a divisões e rebeliões.

Daí a importância de entendemos de que maneira estamos nos comunicando com os nossos liderados, com nossa igreja, com nossa família. É importante que esta comunicação seja clara, tenha objetivos que atendam das diversas necessidades e que de alguma forma possibilitem crescimento e transformação para quem o líder e para seus liderados.

Este Artigo é parte do Módulo " Liderando com excelência" do Treinamento de Lideres e Facilitadores da Comunidade de Vidas Restauradas.

_____________________________________________________________________________________



 
Douglas Faro é graduado em Arquivologia pela UEL, especialista em Auditoria de Serviços e Sistemas da Saúde. Aluno da Faculdade de Teologia Sul Americana no Curso de Formação Ministerial. A oito anos faz parte da equipe pastoral do Ministério Vidas Restauradas, sendo que desde 2008 assumiu como pastor titular da igreja local. Casado com Denise e pai da Rebecca Vitória, e juntos esperam mais um bebê.

0 comentários:

Postar um comentário

© 2003-2014 Comunidade de Vidas Restauradas. Todos os direitos reservados!