Páscoa: Símbolo da Redenção em Cristopor Douglas Faro
Esta data é uma das mais lindas e importantes do calendário judaico e cristão. A Páscoa é uma celebração mais que religiosa ou histórica, é uma lembrança da REDENÇÃO DO POVO DE DEUS.
Para os Israelitas, a Páscoa importa numa revelação da base do perdão, a lembrança da conta de que aquele povo no Egito era pecadores e mereciam o castigo de um Deus santo, mas numa certeza da proteção divina, e como meio de salvação, o sangue derramado, a apropriação da fé; os sangue espargido dava a certeza (pela Palavra de Deus ) da isenção do juízo; pelo princípio da substituição, o cordeiro imolado.
Para o Cristão, Jesus Cristo na cruz é a representação do cordeiro pascal (veja I Co 5.7), e nós somos a semelhança do povo escravo no Egito, reconhecedores de nossos pecados e carentes da salvação, que agora obtemos por meio de Cristo Jesus e seu sangue espargido na cruz, o que nos é suficiente para recebermos perdão. E é através da ceia do Senhor, a nossa festa espiritual, recordamos o preço que foi pago por nós na cruz.
A Páscoa é para nós uma tipificação do próprio Cristo, examine as referências: Êxodo 12.1-28, João 1.29, I Coríntios 5.6-7 e I Pedro 1.18-19.
Algumas características da instituição da Páscoa devem ser observadas detalhadamente.:
1. O cordeiro tinha de ser sem mancha, o que seria observado após quatro dias (Êxodo 12.5-6). Assim, Jesus Cristo foi observado diligentemente por seus adversários a fim de demonstrar a sua santidade (Lucas 11.53-54; João 8.46; 18.38)
2. Após a aprovação, o cordeiro deveria ser morto (Êxodo 12.6; 12.24; Hebreus 9.22)
3. O sangue deveria ser aplicado (Êxodo 12.7). Isto corresponde a fé individual ( João 3.36)
4. Somente o sangue, e nada mais, constituía a proteção contra o juízo que haveria de vir (Êxodo 12.13, Hebreus 10.10 e I João 1.7)
5. A festa tipificava Cristo, o pão da vida, relacionando-se com a Santa Ceia (Mateus 26.26-28; I Coríntios 9.23-26)
Como podemos perceber por meio da Palavra de Deus, há um significado espiritual de libertação, salvação e redenção embutidos na instituição da Páscoa. Nesta Páscoa te convidamos a celebrar esta importância com seu coração resgatando o valor da morte e ressurreição de Cristo para nossas vidas.
No amor de Cristo,
Pastor Douglas Faro
Ministério Pastoral
Comunidade de Vidas Restauradas
Londrina, Abril de 2011.
http://ministeriovidasrestauradas.blogspot.com/
Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicada – S.E.McNair – Almeida Revista e Corrigida – Por Douglas Faro

0 comentários:
Postar um comentário