O DIABO NO PAREDÃO - Por Pr. Vanelli ( http://pastorvanelli.blogspot.com/)
Às vezes fico impressionado como Deus é atento para os menores detalhes em relação aos seus filhos, como diz o Salmo 121:3b e 4b “não dormirá aquele te guarda, não dormirá o Guarda de Israel”. Somos diuturnamente assistidos pelo Anjo do Senhor, e para cada cilada que o inimigo tenta nos armar, o Senhor sempre o surpreende com múltiplas respostas aos mesquinhos ataques
Sexta feira eu abri a minha caixa de emails, e dificilmente olho os fwds, só se o assunto for muito chamativo, então de repente me deparo com um email de um servidor da região com uma chamada que é muito atrativa para os fissurados em reality show: DÊ UMA ESPIADINHA. Era o cartão de visitas da empresa de net tentando vender o seu peixe em cima do BBB11.
Agora, como este povo consegue o email de um pastor para enviar uma seta maligna desta? Não querendo espiritualizar tudo, mas temos que admitir, o inimigo não descansa, é mestre em imitações, e enquanto o Guarda de Israel não dorme, o diabo que também é espírito não para de trabalhar, e como sempre a serviço do mal.
A grande vantagem é que este Deus atento sempre nos protege e cuida de nós. No mesmo dia recebi três emails com sérias sinalizações do perigo que está por traz de toda esta armação ilimitada chamada BBB. Na verdade o BBB só é uma fatia do bolo de enxofre que o inimigo “presenteia” a audiência embriagada pelo grande especialista em “cauterizar” devagarzinho as mentes seduzidas pelas recepções através das portas da alma do lixo que a mídia televisiva despeja nas salas dos interessados uma verdadeira “rede de esgoto”.
Enquanto o inimigo tentava me seduzir com um convite para uma “espiadinha”, Deus o grande zelador usava três dos Seus homens para convocar-me á luta para juntos colocarmos em ação o nosso linguajar e soar como uma trombeta profética sobre este país, arrancando todo entupimento auricular com o cotonete do Espirito Santo.
O primeiro email versava sobre uma possível palavra escrita por Luiz Fernando Veríssimo sob o título de “A vergonha” acerca do BBB10 conforme o blog “EM BRASÍLIA, 24 HORAS” do renomado jornalista Carlos Leite. Apesar de o texto falar do BBB10, a vergonha continua e, portanto, é certo que se divulgue tal crônica. Se não for de autoria de Veríssimo, pelo menos quem escreveu definiu bem o que é este programa.
“Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?
Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.
Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores )
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.
Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa...., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.”
(http://embrasilia24horas.blogspot.com/2010/03/bbb-10-luiz-fernando-verissimo.html)
Independente da origem de tão inusitado texto, o seu conteúdo é efetivamente uma chamada, um alerta para que os que batalham na seara do Mestre cerrem fileiras para abater espiritualmente a estratégia mefistofélica. Sabemos que enfrentaríamos ataques deste nível numa batalha onde o inimigo se utiliza da aldeia global para promover as suas mazelas, e é justamente aqui onde homens de Deus dotados de sensibilidade e capacidade de lobrigar o perigo disfarçado em diversão e então acionam os mecanismos de precatar a artimanha do adversário. É justamente o que bem fez o Capelão Plínio Cavalheiro naquele primeiro email que me referi:
"Li e avaliei o texto de Luiz Fernando Veríssimo e assino em baixo. Muito oportuna esta palavra. Com todo respeito ao escritor e jornalista renomado, peço licença para acrescentar ao último parágrafo a leitura e meditação na PALAVRA DE DEUS. Por quê? “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” – (Hebreus 4:12). É justamente isto que o homem precisa – “D I S CE R N I M E N T O” para avaliar com profundidade as propostas e antever as conseqüências de cada uma delas."
O diabo convida para uma espiadela, Deus adverte sobre a necessidade do “discernimento” do que tem por traz desta “espiada”.
Enquanto os cavilosos argumentos são veiculados a nível de convites insinuantes para que entremos para a espionagem daquilo que é obra das trevas e como cristãos verdadeiros não devemos nos associar a elas, porque como tomaremos conhecimento deste licencioso negócio “porque até o que eles fazem em oculto, o só referir já é vergonha”(Ef 5:12), imaginem o revelado, quanto torpeza se manifesta.
Mas, repito, enquanto o exército das trevas ataca, os homens de Deus se levantam em contra ataque no intento de dar o sinal de que é tempo de apresar estes dardos “sodogomorristas” e nesta”batalha não podem estar apenas os líderes eclesiásticos, mas cada pessoa envolvida na causa do Rei. Então somos estimulados quando recebemos uma palavra de impulso a avançar, como aconteceu com o email do Pr. Jared Santos compartilhando as palavras do pastor, professor e capelão da Faculdade de Teologia Batista do Rio de Janeiro, Noélio Duarte:
“Na condição de Capelão, pastor, escritor, comunicador, mas, sobretudo, com profunda preocupação, li o texto do magnífico cronista Luiz Fernando Veríssimo. E lembrei-me de Jesus quando afirmou: "...Se estes se calarem, a próprias pedras clamarão!". Luc. 19.40.
Pastor, nós estamos diante de um genuíno clamar das pedras. Nós, pastores, lideres, professores, religiosos, deveríamos, nós mesmos, ousar clamar, protestar, alertar e avisar dos estragos que esse tal BBB está fazendo, principalmente entre nossos jovens.
Tomei a liberdade de enviar-lhe o meu 'grito capelânico', através do texto 'A ERA DA INSENSATEZ'. Pesquisei na internet os textos de protestos (pouquíssimos!) à esses famigerado BBB e montei o power-point que se segue. Espero que muitos capelães façam o mesmo ainda hoje. Ou choraremos mais tarde as tragédias morais, familiares, afetivas, relacionais e espirituais que não evitamos no tempo oportuno.
Que Deus tenha piedade de nós!
Pastor Noélio- Capelão da FABAT - Faculdade Batista de Teologia/Rio
Achei genial o trabalho de PPT do pastor Noélio e entendi que devia escrever esta postagem e pedi a autorização para transformar em vídeo o PPT. Como o objetivo é comum, veja a resposta do Pastor Noélio:
“Pastor Vanelli, Estou imensamente feliz porque o texto que enviei está sendo útil aos interesses da capelania. Realmente, diante daquilo que está acontecendo em meio à sociedade, não podemos ficar calados. Ou gritamos, ou as pedras clamarão! E vou gritar até que a voz fique rouca pois não posso me calar. Esta é a nossa hora!
Estou autorizando a transformar o material em PPT e colocá-lo em seu blog, Youtube ou qualquer outra mídia que possa ajudar o nosso "Grito Capelânico".
E por que a união de esforços para a divulgação deste material? Porque somos contra o BBB? Não em absoluto, ninguém é contra o BBB, afinal ele só é uma faceta do grande projeto que a mídia se propugna alienar as pessoas e tira-las dos caminhos do conceito familiar e cristão. Algo tem que ser feito para atingir cada vez mais pessoas dotadas de bons costumes para que nos multipliquemos em agentes da restauração dos princípios morais e familiares.
Repito, não estamos retalhando um programa de TV nem seus idealizadores, pois nossa luta não é conta a carne e o sangue, mas contra aqueles que estão por traz destas pessoas.. (Ef. 6;12). É importante que se diga que a TV não é do diabo, ela poderia ser um instrumento útil na mão do homem, mas a ganância, a disputa pelo mercado, pela audiência, pela sedução dos seus telespectadores transformando-os consumistas desenfreados dos seus produtos e retirando desta platéia global o senso crítico e a capacidade de dizer não ou imobilizá-los no momento mais decisivo na hora da infiltração dos dejetos na sala de tevê: apertar o botão “OFF”.
Temos convicções do que cremos e a Palavra fala de dias maus no fim dos tempos e sabemos que estamos vivendo-os, mesmo diante deste clima, está chegando Jesus Cristo por um termo em tudo isto, ou melhor, aproxima-se a hora e a vez do Diabo ir para o paredão.
25/01/2011
O DIABO NO PAREDÃO
25/01/2011
Nenhum Comentário
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário