18/11/2010

Que tipo de Pessoas Recebem Milagres !!! - Por Douglas Faro

O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano.(Daniel 6.22a)


A alguns dias atrás, fui convidado para ministrar a palavra em uma igreja, onde o tema solicitado foi “ milagres”. Frente ao tema, me pus a refletir sobre o tema.

Ao caminhar pelas escrituras, vemos milagres do começo ao fim da história bíblica, inclusive no apocalipse.

Uma pergunta interessante que me surgiu foi o que é um milagre? Longe de querer afirmar que a minha conceituação é teologicamente correta, ou sem a pretensão de afirmar tal conceito como único, gostaria de trazer à tona aquilo que vemos em meio ao povo, o empírico, o dia-a-dia.

Sendo assim, pode-se afirmar de um modo geral que milagre é : uma ação sobrenatural, com relação a um problema que aos olhos humanos seja impossível de resolver, e quando resolvido, enfim temos um milagre.

Enquanto escrevo estas linhas, me lembrei de uma propaganda comercial que foi veiculada pelo site do Mercado Livre.Com, que diz que a cada segundo milhares de venda são feitas pelo site de venda pela internet.

Assim são os milagres. Milagres não tem hora e lugar para acontecer, nem escolhe posição social.Milagres acontecem a todo momento,a todo instante onde houver um coração com a fé que move o coração de Deus, e da ordem aos seus anjos no céus em favor daquele que crê.

Durante os momentos de reflexão, fui levado a varias situações de milagres narradas pela palavra de Deus.Milagres como aconteceu com o cego Bartimeu, homem excluído pela sua deficiência. Milagres como o que Ana, mãe do profeta Samuel, que após sofrimento e muita angustia, recebeu o milagre da maternidade.

Entre tantos milagres, pude perceber algumas características presentes na vida de pessoas que receberam milagres, e que me parecem formar um ambiente especial para a realização destes.

Daniel recebeu um milagre

O profeta Daniel, pode servir de base para uma boa conversa sobre o tema milagres. Daniel, dono de uma historiografia bíblica e profética admirável, usado por Deus em sonhos e visões proféticas de importância fundamental para todo o desfecho da história escrita por Deus, precisou da intervenção de Deus, de maneira milagrosa, quando foi lançado na cova dos leões.

Durante o reinado do Rei Dario, Daniel com a idade de 88 anos, foi constituído príncipe sobre o reino. Ele era um bom estadista como também um bom homem.Parece ter sido vigoroso, tanto física como espiritualmente. Por conta da sua posição diante de Deus, e por seu prestígio perante o rei, alguns dos príncipes que serviam junto com Daniel, se encheram de inveja, e tramaram contra ele.

A trama foi constituída pela elaboração de uma lei medo-persa, onde concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.(Daniel 6.7)

A lei medo-persa dizia que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar.(Daniel 6.15). Daniel, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.



Então aqueles homens disseram ao Rei Dario, que Daniel, não tinha feito caso do rei, nem do edito que ele assinou, e três vezes por dia faz a sua oração.Por conta da lei não poder ser revogada, mais apesar de em seu coração, o Rei Dario ter se arrependido por assinar a tal edito, ordenou que Daniel fosse lançado na cova dos leões.



O próprio Rei Dario, ficou muito entristecido em seu espírito. Dario já sabia da índole de Daniel, e do poder do seu Deus, foi um teste de fé para o rei, e um propósito de Deus estabelecido na vida de Daniel.



Ao longo dos versículos 19 a 24, pode-se ver o livramento de Deus, que enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano.



Dentro deste contexto, vivido por Daniel, podemos extrair as seguintes informações sobre milagres.:



1. Milagres acontecem com pessoas que tem adversidades, problemas.

Daniel tinha não só um problema, mais vários problemas que desencadearam em uma grande adversidade, adversidade de morte...



Problemas de Daniel, somente no contexto do capitulo 6:



• Cativo da Babilônia

• Perseguido e invejado por seus companheiros de governo

• Uma lei criada para prejudicá-lo em sua fé

• Foi lançado para a morte



2. Milagres acontecem com quem confia incondicionalmente em Deus.

Daniel desde muito jovem, mesmo quando chegou ao exílio babilônico ele já demonstrava confiar em seu Deus de maneira excepcional. Interpretou sonhos, se absteve do manjar de impurezas, mesmo sabendo que poderia ser condenado.



• Daniel, ousou confiar em Deus. E mesmo sendo proibido de orar ao Senhor, Ele orou e confiou.



3. Milagres não exigem esforço algum, a não ser a nossa fé

A obediência exige esforço do homem. Se abster de pecar, de errar exige disciplina, oração e santidade.

O milagre não exige nada alem de fé. Mais é importante ter no coração que obediência ao Senhor e seus princípios é o caminho para fé, e sem fé não há milagre.



• Sem fé é impossível agradar a Deus – Hebreus 11.6 (contextualizado)



4. Milagres acontecem com pessoas cujo Deus tem propósitos.

Deus faz tudo com propósitos. Até mesmo a adversidade, que Ele permite que se acheguem aos seus filhos, tem um propósito.



• Os sonhos de Nabucodonosor – propósito de Deus

• A cova dos leões de Dario – propósito de Deus



5. Milagres acontecem com pessoas que sabem agradecer.

Deus espera o agradecimento de Deus filhos, não só de palavras, mais com atitudes de um coração puro e santificado no Senhor.



• Daniel viveu uma vida em agradecimento, louvor e adoração a Deus

• Ana, I Samuel 1 e 2 – exemplo de alguém que sabe agradecer

Conclusão



Deus tem seus meios de agir, e estabelecer os seus propósitos. E muitas vezes, Ele usa uma situação de adversidade e a transforma em bem, com a finalidade de cumprir os seus desígnios. Por mais que pareça impossível, e que a dor seja grande, Deus ira fechar a boca dos leões, nos livrar da fornalha ardente ou abrir o mar.



Para isso, é fundamental o crente ter fé, saber esperar a tormenta passar e reconhecer o Deus a quem se serve o único Senhor, aquele que era, que é e a de ser para todo sempre. Amém.

Pr. Douglas

0 comentários:

Postar um comentário

© 2003-2014 Comunidade de Vidas Restauradas. Todos os direitos reservados!