Há um ditado popular muito utilizado para se referir as marcas de uma decepção, ou desilusão seja ela no âmbito do relacionamento amoroso, profissional ou uma perca significativa na vida. O dito : “ só o tempo pode apagar as marcas de uma dor”. O tempo aparece aqui colocado com um remédio poderoso, porém, sabe-se que pare estes casos, nem sempre ele é eficaz.Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3.1)
Nas culturas antigas, a noção de tempo é bastante difusa. Os filólogos até afirmam não existir, nas línguas do passado, um termo equivalente a tempo. Essa afirmação é válida também para o povo hebreu, pois na língua hebraica do período do Antigo Testamento, a noção de tempo confunde-se com a de: época, momento, dia, eternidade.
O autor de Eclesiastes utiliza o vocábulo ‘eth, que nas Bíblias é traduzido por "tempo", mas sua raiz é ‘adah, "ir", "passar". O uso desse termo sugere que a idéia de tempo é suplantada pela idéia do ser, o qual define o conceito de tempo como o ser que passa ou o passar do tempo.
Podemos trabalhar o passar do tempo, como um principio deve ser fator de construção de valores e marcos na vida cristã, como crescimento, maturidade e conhecimento revelado de Deus e seus propósitos.
Não nos faltam exemplos na palavra de Deus, referente a homens que foram cada vez melhores, com o passar do tempo.Ha também aqueles, que com o passar do tempo, decaíram e foram para longe do Pai.
Em 1ª. Samuel 8, vemos que os israelitas pedem um rei a Deus, que o concede ao povo.No capitulo 10, vemos Samuel ungir a Saul como rei sobre Israel. Aqui se inicia o passar do tempo para Saul.As oportunidades estão a porta e os recursos estão disponíveis para o novo rei.
As qualificações de Saul era dignas de um rei. Trinta anos de idade, boa estatura e aparência de herói.Era o tipo de homem que havia de ser aceitável ao povo.
Com o passar do tempo,Saul demonstra a suas desqualificações espirituais. O rei de Israel, não soube aproveitar o passar do tempo com Deus e foi reprovado. Em sua luta contra os amalequitas, Saul demonstra que destacou-se em sua vida a arrogância, desobediência as ordens divinas e a insegurança que seriam somente o inicio de uma vida derrotada.
Davi aparece na historia dentro deste contexto conturbado, para demonstrar o que significa o passar do tempo para aqueles que são fieis a Deus. Em 1ª. Samuel 16, o profeta é impelido por Deus a buscar um novo rei para Israel e ungi-lo. O passar do tempo para Davi, se inicia aqui.
O pequeno pastor de ovelhas não tinha nenhuma das qualificações físicas e aparentes para ocupar o lugar de um rei. Mais em compensação , reunia todas as características espirituais necessárias para tal posição, diante de Deus.
Enquanto o passar do tempo para Saul, o trazia mais distanciamento de Deus, e um decréscimo de atitudes honestas, integras e moral e espiritualmente corretas.
Saul foi repreendido por Samuel, pela atitude errada, de desobediência a Deus. Saul foi atormentado por um espírito maligno.Os filisteus insultaram o exercito de Israel, do rei Saul. Saul inicia uma perseguição acirrada a Davi. E chega a situação lastimável de se envolver com adivinhos, encantadores e feiticeiros.
A derrota final e completa de Saul, traz algumas lições. Podemos incorrer no erro de sermos injustos, caluniadores e perseguidores, mais com o passar do tempo o juízo chega afinal.A justiça se cumpre. O fim de uma vida esta de acordo com o seu caráter e curso – estas são algumas das lições da vida de Saul. Como poderia ter sido diferente este passar do tempo.
E Davi ? o que se poder aprender com o passar do tempo na vida de Daí ? A vida de um servo de Deus, deve se diferenciar não somente pelos seus feitos sobre a terra, mais pelo seu posicionamento diante de Deus.
A historia de Davi demonstra quão bom foi o passar do tempo, e quanto este homem deixou de legado para os crentes de hoje. O passar do tempo não nos transforma em pessoas sem erros, sem falhas. Davi teve uma porção destas falhas. O fato de termos erros não nos isenta de que o tempo passa, e o que foi feito, já esta.
O que verificamos aqui, é que um homem pode com o passar do tempo, crescer, amadurecer, conquistar e estar cada vez mais perto de Deus, mesmo com falhas a serem trabalhadas em sua vida.
Antes de prosseguirmos com Davi, analisemos o que Paulo diz em 1 Coríntios 4:10-15:
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.( 1 Co 4.10-15 )
Paulo quando escreve aos coríntios, esta enfrentando uma situação de crises na referida igreja. Os crentes de Corinto eram imaturos, o que era atestado pelas suas contenções e apego faccioso a líderes. Há toda uma conjectura que Paulo faz, para trabalhar a imaturidade dos irmãos de Corinto.
Dentre as conjecturas que Paulo utiliza para trabalhar a imaturidade dos coríntios, o texto exposto no capitulo 4, do verso 10 ao 15, soa interessante dentro da questão : o passar do tempo.
Paulo compara os crentes a edifícios de Deus, com uma leve distinção entre os crentes e líderes, onde os segundos são os construtores.
Vamos conseguir entender o crescimento de um cristão, quando lembrarmos que processo lento era a construção dos edifícios e prédios, antes de existirem todo o aparato tecnológico do mundo contemporâneo.As catedrais européias, da Idade Média, levaram séculos para serem concluídas.
Nos dias do apostolo Paulo, um templo, que é uma construção mais simples se comparado a uma catedral, demorava em média de trinta a cinqüenta anos para ser concluído.
O fato é que haviam varias fases desde o inicio da construção até o seu término. Lançava-se os fundamentos, e começava a edificação de uma construção. Muitos seriam os construtores e as situações que esta obra enfrentaria, porém, é preciso dizer que o mais importante é o projeto como um todo.
Isso parece nos remeter a uma construção que vivemos em nossa vida cristã.Paulo fala do fundamento do cristão, a saber Jesus Cristo. Aqueles que querem construir a vida cristã têm necessariamente que edificá-la fundamentada em Cristo.
Nas construções, inicialmente não se percebe a dimensão do prédio. Não se pode mensurar qual o tempo exato que levará para que este fique pronto. Com o passar do tempo, a construção começa a demonstrar o seu resultado.
Tal qual é a vida do crente. Com o passar do tempo é que se percebe a altura do prédio, qual o seu alcance, a sua visibilidade e o seu préstimo a sociedade. Na construção da vida de Saul, devemos perguntar : qual foi o acabamento que ele usou? Qual foi a altura que ele atingiu ?
Paulo chama a atenção para o fato de como se dá a edificação desta obra. É preciso fundamentar esta obra em Cristo, conforme a sua proposta... Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. (1ª. Co 2.2). A que se perceber que material esta sendo utilizado na construção desta obra. Pode-se usar “ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha.” (1ª. Co 3.12).
Há uma clara distinção entre as duas categorias de materiais de construção aqui: os que não resistem ao fogo e os que resistem. Tipologicamente o fogo, distingue o bom do mau. Sabe-se que ouro, prata, pedras preciosas não passaram intocáveis pelo fogo, mais ao final da fornalha da provação, ainda sim serão: ouro, prata e pedras preciosas. O que será da madeira, do feno e da palha após o fogo?
Paulo demonstra que nos somos uma eterna construção de Deus, e o que esta sendo construído não é nada menos que o “santuário de Deus, a morada do Altíssimo”. (1ª.Co 3.16)
De volta a Davi, percebemos que este homem foi um edifício de Deus.Enquanto Saul, como edifício de Deus, estava em ruínas e queimando no fogo da justiça e do juízo de Deus, Davi já estava sendo edificado por Deus.
No anonimato do seu pasto, cuidando das suas ovelhas, Deus o preparava para um pastoreio muito maior.Houve o cuidado de colocar o pequeno pastor em situações de batalha, aqui não com grandes exércitos e fortes guerreiros, mais com o leão e com o urso, a fim de que Davi, aprendesse a proteger o seu pequeno rebanho.
Com o passar do tempo, o pastor guerreiro, começa a nova fase da sua preparação. As conquistas eram muitas e eminentes. Davi venceu o gigante Golias, trouxe não cem, mais sim duzentos prepúcios dos filisteus, livrou a cidade de Queila. Era notório entre os israelitas, a ponto de os elogios a ele dirigidos, fosse motivo de ciúme de Saul.É interessante notar que com o passar do tempo, os elogios e as conquistas do jovem Davi, não o fizeram deixar de lado o temor, a submissão, o respeito e a prudência que outrora conquistaram o coração de Deus.
O ciúme de Saul culmina em uma grande perseguição a Davi. Durante a implacável perseguição de Saul, Davi foi buscar refugio junto ao rei dos filisteus. De forma vergonhosa, Davi precisa se passar por louco para sair da situação em que ele nunca devia ter entrado.
A amizade entre Jonatas e Davi, foi instrumento para o sucesso de Davi.Com o passar do tempo Davi percebeu o valor desta amizade. Deus, por meio de Cristo, quer nos demonstrar o valor dos relacionamentos, e com o passar do tempo, alguns vão entender o valor do mandamento : amar ao teu próximo como a ti mesmo.(Mc 12.31)
Davi teve Saul em suas mãos por duas vezes, mais o que estava em edificação era o principio da humildade, da integridade, da misericórdia, da bondade, da longanimidade, da mansidão, da temperança características que devem ser marcas destacadas na construção da vida de um servo de Deus(Gl 5.22).O reconhecimento de Davi, em relação a Saul, seu perseguidor, como sendo um ungido de Deus, uma autoridade constituída, mesmo estando em situação lastimável, faz coro com o caráter que Deus espera de seus filhos.
Com o passar do tempo, Davi percebe se achegar dele pessoas que o tinham como referencial. Na caverna de Adulão, se ajuntaram uns 400 homens, entre estes estavam homens que se encontravam em aperto, endividados, desgostosos e Davi se fez referencial para eles.
Diante do episodio com Nabal, da casa de Calebe, Davi falha terrivelmente. Ao requerer o que ele não tinha direito algum, Davi foi severo e injusto. Diante deste quadro, será que temos um Saul dentro de Davi? Com o passar do tempo, Davi percebe a sua ignorância, por uma advertência divina (que ele não buscou), vinda pela boca de uma mulher, a saber, Abigail. Não é como pecadores, mais como santos que somos exortados a não ter confiança na carne. A nossa oração deve ser constante, esperando no Senhor.
Davi parece ter entendido o que aconteceu nas terras de Nabal. Em Ziclague, quando do saque dos amalequitas, Davi se levanta a persegui-los e livra os cativos. Com o passar do tempo, o rei guerreiro esta preparado. Assim, seria sempre a sua vida, guerreando com seus inimigos, a fim de libertar os cativos, os oprimidos sempre em busca do cumprimento da vontade de Deus.
A morte de Saul e Jonatas, demonstra um Davi que aprendeu amar ainda mais, com o passar do tempo. Mesmo sendo Saul o seu perseguidor, Davi demonstra respeito mais uma vez, e chora pelo rei. O valor da amizade, que outrora citamos, com Jonatas, foi definido aqui, com lagrimas, e dor que com o passar do tempo, se transformaram em boas lembranças.
A vida de Davi compreende muito mais do que citamos. E serve como um parâmetro para construção de nossa caminhada com Deus. A parada por aqui, tem como propósito demonstrar que estamos constantemente em obras nas mãos do pai. Muitas outras coisas foram construídas na historia de Davi com o passar do tempo.
A nossa construção também não acabou.Como afirmou o apostolo Paulo, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo (Ef. 4.12).
Deus nos aperfeiçoa nos edifica com o passar do tempo, dia-a-dia, e nos leva a lugares e situações as quais, devemos estar neste tempo. O que você vive hoje é o que Deus tem para você hoje.
Se são lutas ou perseguições. Se são vitórias ou conquistas. A resposta definitiva e real desta situação, Deus vai lhe trazer com o passar do tempo. Jesus disse em João 16.13 : "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras".
E importante termos em mente : O Espírito da Verdade já esta conosco, nos guia na verdade, e nos anuncia da parte de Deus coisas vindouras, isso estabelece que com o passar do tempo, haverá revelação de Deus para os cristãos. Coisas vindouras falam de um tempo em movimento em direção a nós,ou seja o passar do tempo.
O objetivo final da edificação de Deus em nós é que com o passar do tempo: todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef.4.13)
Douglas Faro é pastor da Comunidade de Vidas Restauradas de Londrina -PR.
0 comentários:
Postar um comentário