SALVAÇÃO
Você não precisa ser pecador aos olhos dos homens para estar perdido. Naturalmente, há diferença de grau no pecado, mas não no fato do pecado, e em seus resultados, pois o salário do pecado e a morte. Uma pessoa que se afoga em dois metros de água esta tão morta como se estivesse afundado em vinte metros de água. Em nossa incapacidade de salvarmo-nos a nos mesmos, estamos todos no mesmo nível por que não há distinção (Romanos 3.23).
No Antigo Testamento, a salvação vinha num contexto de livramento dos inimigos a seu povo (Jz 3.9,15, 28). No Novo Testamento, Deus livra o homem pecador de passar a eternidade no inferno (At. 16.31).
Deus oferece-nos salvação através de Jesus. A Bíblia diz:
“Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 1.21
Em Atos 4:12, a Palavra de Deus afirma que : “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”
O Caminho é Estreito.
Só há um caminho para a salvação e não é um caminho fácil. A Bíblia diz em Mateus 7:13-14 “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.”
Justiça e Graça.
Somos salvos pela justiça de Cristo. A justificação e o livramento de Deus das punições do pecado. Quando uma pessoas aceita a Cristo em sua vida, ela se torna livre das punições do pecado e da morte espiritual (Romanos 3.23-25).Jesus Cristo, colocou justificação ao nosso alcance por sua morte.Somos condenados a morrer por causa do pecado, porque o salário do pecado e a morte.Quando olhamos para a cruz e ver que Cristo já morreu por mim.
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; ( Romanos 3.24,25)
Somos salvos pela graça. É um dom de Deus. Nossa fé de hoje, que hoje aprecia a graça de Deus em toda a sua significação, prova que Cristo salva hoje do pecado.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)
Contextualizando Efésios 2.1 ao 4, podemos dizer que nos gentios, evangélicos de hoje, que fomos mortos pelas nossas ofensas e pecados, e que estávamos acostumados a andar nos caminhos deste mundo e a obedecer ao príncipe das potestades do ar, dos espíritos que agora operam nos corações dos filhos da desobediência – a nos Deus tem dado a vida.
O que significa a Salvação?
Salvação significa que recebemos vida eterna se tivermos uma relação pessoal com Deus. E a vida eterna é esta: conhecer a Deus, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que Deus enviou (Ver João 17.3).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
Arrependimento e Santificação
Quando aceitamos o evangelho, recebemos a salvação e arrependemo-nos dos nossos pecados. A Bíblia diz em Atos 2:37-38 “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Por meio do arrependimento, recebemos o livramento por meio da Santificação, que e o livramento progressivo de um crente do poder do pecado. (Efésios 5.26; I Ts 5.23). Deus deseja que o crente amadureça, e se assemelhe a Cristo, e fique livre do controle do pecado em sua vida. Mas, se o crente pecar por causa da sua natureza caída, Deus fez a provisão (I Jo. 1.9). Deus lhe deu o Espírito Santo para ajudá-lo no processo de santificação.
Recebendo a Salvação
Receber a salvação é simples, direto, pessoal e público. A Salvação não requer apenas a ação inicial de Deus, mas também a sua resposta. A Bíblia diz em Romanos 10:8-10 “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”
Oração Intercessoria para Salvação
Nos, os cristãos que já aceitamos e declaramos Jesus Cristo como o nosso Senhor e Salvador deveram orar por aqueles os quais queremos que sejam salvos.
ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (I Timóteo 2.1 aos 4)
Quando falamos da oração intercessoria para salvação, falamos de ganharmos um tempo para aqueles pelo qual estamos orando, para serem salvos. Uma pessoa será salva quando aceitar a Cristo como Salvador, isso e uma atitude individual. Porem a oração intercessoria pode sim, mover corações, dar tempo aqueles que ainda não receberam a salvação, impedir que o diabo venha roubar essas vidas preocemente.
Deus estabeleceu o homem no mundo com autoridade, conforme o Salmo 115.16 diz que, os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Cremos que Deus não viola os princípios que ele mesmo estabeleceu. Sendo assim, a partir do momento em que Deus estabelece que a terra nos fosse dada, ele espera o mover da parte do homem, para que Ele venha intervir. Deus espera que usemos a autoridade que Ele mesmo nos concedeu, por meio da oração. (Atos 12.8)
E desejo de Deus que todos se salvem. O cristão deve entender que as pessoas não vão ser salvas por que dissemos a Deus salvar ela.Porem a oração e um caminho pelo qual Deus usa cumprir os seus planos e desígnios na Terra.
O cristão deve orar incessantemente pela salvação dos nossos amados. A oração e algo essencial para a vida dos Cristãos, inclusive para intervirem na salvação dos homens.
Pr.Douglas Faro, casado, pastor titular da Comunidade de Vidas Restauradas de Londrina.
26/06/2010
SALVAÇÃO
26/06/2010
1 Comentário
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Salvação individual exige esforços conscientes e padecimentos voluntários.
ResponderExcluirO caminho foi dito por Jesus Cristo diversas vezes. E em uma de suas frases está muito bem resumido e sinalizado o nosso trabalho de transformação íntima que temos que realizar urgentemente.
Jesus, resume os 3 fatores na seguinte frase, em Marcos, 8:34 "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me".
Esta é a doutrina síntese contida em todas as religiões.
Essa doutrina crística são os três fatores de revolução da consciência.
A fé sem obra é fé morta.
Cabe agora a cada um de nós sermos sérios e trabalhar intensamente com os três fatores de revolução da consciência.
http://gnosesamaelaunweor.blogspot.com/